HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Segundo o Dicionário de Conceitos Históricos, "imaginário" significa o conjunto de imagens guardadas no inconsciente coletivo de uma sociedade ou de um grupo social. Já a "representação", é a forma como um grupo social vê e explica um elemento de sua sociedade. Esses dois conceitos são importantes para o estudo de imagens na História. A relação que pode ser estabelecida entre imaginário e representação é melhor identificada na alternativa:
As representações constituem o modo de ver a cultura e as práticas sociais que passam a constituir o imaginário de uma sociedade.
O imaginário é um estudo independente da sociedade ao passo que a representação depende da análise estrutural e do pensamento racional.
O imaginário constitui uma visão estática de imagens utilizadas como representação de uma sociedade.
As representações são as fontes reais enquanto o imaginário trata do mundo imaginado por determinados grupos sociais.
O estudo das representações e do imaginário só é possível por meio da interpretação de documentos oficiais que registram as práticas culturais de uma sociedade.
A história das mulheres é um tema recente para a historiografia. Pode-se dizer que este tema surgiu devido principalmente às seguintes circunstâncias históricas:
Construção de novos paradigmas que possibilitaram a participação das mulheres na vida pública.
Consciência dos homens do novo papel das mulheres nas sociedades contemporâneas.
Necessidade histórica das próprias mulheres que resolveram denunciar as opressões por elas sofridas.
Inovação nas pesquisas historiográficas a partir da Escola dos Annales, no final da década de 1920.
Surgimento de historiadoras que se destacaram na pesquisa de gêneros.
São propostas presentes nos trabalhos da História da Vida Privada:
O estudo da vida do "homem comum", da família, infância e mulheres.
O estudo dos convívios entre os homens e os políticos.
O estudo valorizando a cronologia e a continuidade.
O estudo da economia e da sociologia.
O estudo dos grandes políticos e dos acontecimentos politicos.
O historiador Roger Chartier é um dos principais expoentes da História Cultural francesa, inovando as análises culturais a partir da elaboração das noções de “práticas” e “representações”. Sobre a importância desses conceitos para o estudo da cultura popular, pode-se afirmar que:
As práticas e representações culturais são o conjunto de atitudes e códigos de comportamentos próprios das classes subalternas num certo período histórico.
As práticas culturais permitem ao historiador analisar uma determinada realidade social que se dá por meio das representações, que são uma construção feita a partir do real.
As representações permitem uma melhor análise das estruturas materialistas, que são construídas a partir de práticas reais que opõem as classes erudita e popular.
As práticas e representações evidenciam uma nova forma de se interpretar as mentalidades em determinado contexto social.
A noção de representação pressupõe a realidade em si das práticas sociais e culturais que determinam os conflitos de classes e a tirania do social.
A história das mentalidades, em um determinado momento, passou a virar “moda” nas academias francesas. Tal fato levou essa nomenclatura, “mentalidades”, ao desgaste diante de inúmeras críticas de seus opositores e até mesmo por historiadores “de dentro” dessa linha de pesquisa. Tais críticas se devem principalmente:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
As representações constituem o modo de ver a cultura e as práticas sociais que passam a constituir o imaginário de uma sociedade.
O imaginário é um estudo independente da sociedade ao passo que a representação depende da análise estrutural e do pensamento racional.
O imaginário constitui uma visão estática de imagens utilizadas como representação de uma sociedade.
As representações são as fontes reais enquanto o imaginário trata do mundo imaginado por determinados grupos sociais.
O estudo das representações e do imaginário só é possível por meio da interpretação de documentos oficiais que registram as práticas culturais de uma sociedade.
A história das mulheres é um tema recente para a historiografia. Pode-se dizer que este tema surgiu devido principalmente às seguintes circunstâncias históricas:
Construção de novos paradigmas que possibilitaram a participação das mulheres na vida pública.
Consciência dos homens do novo papel das mulheres nas sociedades contemporâneas.
Necessidade histórica das próprias mulheres que resolveram denunciar as opressões por elas sofridas.
Inovação nas pesquisas historiográficas a partir da Escola dos Annales, no final da década de 1920.
Surgimento de historiadoras que se destacaram na pesquisa de gêneros.
São propostas presentes nos trabalhos da História da Vida Privada:
O estudo da vida do "homem comum", da família, infância e mulheres.
O estudo dos convívios entre os homens e os políticos.
O estudo valorizando a cronologia e a continuidade.
O estudo da economia e da sociologia.
O estudo dos grandes políticos e dos acontecimentos politicos.
O historiador Roger Chartier é um dos principais expoentes da História Cultural francesa, inovando as análises culturais a partir da elaboração das noções de “práticas” e “representações”. Sobre a importância desses conceitos para o estudo da cultura popular, pode-se afirmar que:
As práticas e representações culturais são o conjunto de atitudes e códigos de comportamentos próprios das classes subalternas num certo período histórico.
As práticas culturais permitem ao historiador analisar uma determinada realidade social que se dá por meio das representações, que são uma construção feita a partir do real.
As representações permitem uma melhor análise das estruturas materialistas, que são construídas a partir de práticas reais que opõem as classes erudita e popular.
As práticas e representações evidenciam uma nova forma de se interpretar as mentalidades em determinado contexto social.
A noção de representação pressupõe a realidade em si das práticas sociais e culturais que determinam os conflitos de classes e a tirania do social.
A história das mentalidades, em um determinado momento, passou a virar “moda” nas academias francesas. Tal fato levou essa nomenclatura, “mentalidades”, ao desgaste diante de inúmeras críticas de seus opositores e até mesmo por historiadores “de dentro” dessa linha de pesquisa. Tais críticas se devem principalmente:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
Construção de novos paradigmas que possibilitaram a participação das mulheres na vida pública.
Consciência dos homens do novo papel das mulheres nas sociedades contemporâneas.
Necessidade histórica das próprias mulheres que resolveram denunciar as opressões por elas sofridas.
Inovação nas pesquisas historiográficas a partir da Escola dos Annales, no final da década de 1920.
Surgimento de historiadoras que se destacaram na pesquisa de gêneros.
São propostas presentes nos trabalhos da História da Vida Privada:
O estudo da vida do "homem comum", da família, infância e mulheres.
O estudo dos convívios entre os homens e os políticos.
O estudo valorizando a cronologia e a continuidade.
O estudo da economia e da sociologia.
O estudo dos grandes políticos e dos acontecimentos politicos.
O historiador Roger Chartier é um dos principais expoentes da História Cultural francesa, inovando as análises culturais a partir da elaboração das noções de “práticas” e “representações”. Sobre a importância desses conceitos para o estudo da cultura popular, pode-se afirmar que:
As práticas e representações culturais são o conjunto de atitudes e códigos de comportamentos próprios das classes subalternas num certo período histórico.
As práticas culturais permitem ao historiador analisar uma determinada realidade social que se dá por meio das representações, que são uma construção feita a partir do real.
As representações permitem uma melhor análise das estruturas materialistas, que são construídas a partir de práticas reais que opõem as classes erudita e popular.
As práticas e representações evidenciam uma nova forma de se interpretar as mentalidades em determinado contexto social.
A noção de representação pressupõe a realidade em si das práticas sociais e culturais que determinam os conflitos de classes e a tirania do social.
A história das mentalidades, em um determinado momento, passou a virar “moda” nas academias francesas. Tal fato levou essa nomenclatura, “mentalidades”, ao desgaste diante de inúmeras críticas de seus opositores e até mesmo por historiadores “de dentro” dessa linha de pesquisa. Tais críticas se devem principalmente:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
O estudo da vida do "homem comum", da família, infância e mulheres.
O estudo dos convívios entre os homens e os políticos.
O estudo valorizando a cronologia e a continuidade.
O estudo da economia e da sociologia.
O estudo dos grandes políticos e dos acontecimentos politicos.
O historiador Roger Chartier é um dos principais expoentes da História Cultural francesa, inovando as análises culturais a partir da elaboração das noções de “práticas” e “representações”. Sobre a importância desses conceitos para o estudo da cultura popular, pode-se afirmar que:
As práticas e representações culturais são o conjunto de atitudes e códigos de comportamentos próprios das classes subalternas num certo período histórico.
As práticas culturais permitem ao historiador analisar uma determinada realidade social que se dá por meio das representações, que são uma construção feita a partir do real.
As representações permitem uma melhor análise das estruturas materialistas, que são construídas a partir de práticas reais que opõem as classes erudita e popular.
As práticas e representações evidenciam uma nova forma de se interpretar as mentalidades em determinado contexto social.
A noção de representação pressupõe a realidade em si das práticas sociais e culturais que determinam os conflitos de classes e a tirania do social.
A história das mentalidades, em um determinado momento, passou a virar “moda” nas academias francesas. Tal fato levou essa nomenclatura, “mentalidades”, ao desgaste diante de inúmeras críticas de seus opositores e até mesmo por historiadores “de dentro” dessa linha de pesquisa. Tais críticas se devem principalmente:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
As práticas e representações culturais são o conjunto de atitudes e códigos de comportamentos próprios das classes subalternas num certo período histórico.
As práticas culturais permitem ao historiador analisar uma determinada realidade social que se dá por meio das representações, que são uma construção feita a partir do real.
As representações permitem uma melhor análise das estruturas materialistas, que são construídas a partir de práticas reais que opõem as classes erudita e popular.
As práticas e representações evidenciam uma nova forma de se interpretar as mentalidades em determinado contexto social.
A noção de representação pressupõe a realidade em si das práticas sociais e culturais que determinam os conflitos de classes e a tirania do social.
A história das mentalidades, em um determinado momento, passou a virar “moda” nas academias francesas. Tal fato levou essa nomenclatura, “mentalidades”, ao desgaste diante de inúmeras críticas de seus opositores e até mesmo por historiadores “de dentro” dessa linha de pesquisa. Tais críticas se devem principalmente:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
Ao surgimento de produções sem sustentação teórica, com finalidade apenas de narrar alguma “curiosidade” do passado.
Ao surgimento de trabalhos sem preocupação com a questão social.
À despreocupação com a política e, consequentemente, com a ideologia.
À decadência teórico-metodológica dos Annales.
À impossibilidade de análise dessa categoria.
Leia atentamente o trecho a seguir e faça a questão proposta:
"A contribuição de E. P. Thompson pode ser definida como única se pensarmos um conceito de teoria política que relacione filosofia, história e engajamento político. Sua contribuição, portanto, pode ser observada em diferentes áreas acadêmicas e campos temáticos, como os dos estudos dos movimentos sociais, que exigem ruptura de fronteiras e mediações teóricas mais sistemáticas" (MÜLLER, 2008, p.08).
Assinale a alternativa que melhor explica o trecho:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I - A classe operária inglesa era bem hierarquizada e as ações coletivas eram determinadas pelo comando interno do Partido Trabalhista e cumpridas pelo proletariado.
II - O proletariado inglês nunca foi uma classe una e indivisível como apresentado tradicionalmente na historiografia.
III - As conquistas históricas do proletariado inglês não foram determinadas pela "consciência" da organização central.
IV - Práticas e identificações de classe eram percebidas em meio à realidade de avanço do capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
Thompson trabalhou com um olhar tradicionalista, os movimentos sociais e a análise econômica.
Thompson renovou a abordagem marxista trazendo como ponto de partida o capitalismo e as relações de trocas culturais.
Thompson foi importante pois renovou o olhar positivista, trabalhando com movimentos sociais e atravessando as fronteiras da interdisciplinaridade.
Thompson trabalhou com a cultura, com a comunicação e o poder.
Thompson foi capaz de renovar a abordagem marxista para a História Social e ampliar os horizontes de pesquisa para temas complexos.